Foto: Carolina de Melo Franco
O esporte é uma ferramenta poderosa para a transformação social e o desenvolvimento sustentável. Em regiões como a Norte do Brasil, onde a Amazônia Legal ocupa todos os estados dessa área, a preservação ambiental é diretamente ligada ao futuro das comunidades locais.
Projetos sociais, culturais e esportivos têm o potencial de gerar mudanças significativas nas comunidades em que são realizados - e a Amazônia não fica de fora dessas possibilidades de desenvolvimento. Quando associados a programas de educação ambiental, tais projetos se tornam ainda mais impactantes e ajudam jovens e suas famílias a entender a importância da conservação dos recursos naturais.
O bioma Amazônico enfrenta desafios graves, como o desmatamento e as mudanças climáticas, e encontrar soluções que engajem a população local é primordial. A prática esportiva, quando integrada a políticas públicas e investimentos de longo prazo, pode se tornar um catalisador para mudanças estruturais na região. A Rede CT, ao apoiar organizações que desenvolvem essas iniciativas, reforça o compromisso com um modelo de desenvolvimento que alia crescimento econômico, inclusão social e responsabilidade ambiental - tudo isso por meio do esporte.
Diante disso, o investimento em projetos sociais ganha ainda mais relevância. Com a realização da COP 30 em Belém neste ano de 2025, a relação entre sustentabilidade e desenvolvimento social fica ainda mais em evidência. Nesse contexto, o trabalho da Rede CT como mentora de organizações esportivas que atuam na região é vital para fortalecer iniciativas que promovam impacto positivo e duradouro.
A COP30
A Conferência das Partes (COP) é o maior evento global para discussão e negociações sobre as mudanças do clima e é realizado anualmente. A presidência se alterna entre as cinco regiões reconhecidas pela ONU (África, Ásia, Europa Oriental, Europa Ocidental e América Latina e Caribe). Em 2025, o Brasil sediará a 30ª edição da COP, que acontece em Belém, no Pará, em novembro: nos dias 6 e 7 será realizada a cúpula de líderes, enquanto a conferência acontece entre 10 e 21 de novembro.
Belém será, portanto, o palco de debates de soluções para a mudança do clima, com os pés fincados no cerne da Amazônia. Como país anfitrião, o Brasil está comprometido em fortalecer o multilateralismo e na busca por consensos nas metas globais para a redução da emissão de gases que promovem o aquecimento do planeta Terra, dentre outros problemas que acometem as sociedades - tanto particularmente como em um âmbito global.
Para que essas discussões se traduzam em avanços tangíveis, é essencial investir em projetos que beneficiem diretamente as comunidades locais. Atuando como um elo entre organizações sociais, empresas e iniciativas sustentáveis, a Rede CT é qualificada para potencializar esses esforços. Afinal, é essencial que o legado da COP 30 ultrapasse as fronteiras do evento e seja refletida no dia a dia das populações amazônicas.
Esporte e meio ambiente
Iniciativas esportivas alinhadas a boas práticas ambientais são uma forma concreta de fortalecer esse legado. Projetos que utilizam materiais sustentáveis, incentivam o transporte ecológico e promovem a gestão eficiente de recursos têm duplo impacto: educam as novas gerações e contribuem para a redução da pegada ecológica das atividades esportivas. O apoio a essas iniciativas permite que o Brasil seja um exemplo de como esporte e meio ambiente podem caminhar juntos.
Uma das instituições que faz com que a CT exista é a Igapó: uma rede de aceleração de proponentes que aproxima investidores sociais a oportunidades de investimento incentivado para movimentar a economia criativa da região da Amazônia Legal. 56 projetos foram impactados em 2023, e 25 milhões de reais foram movimentados até o momento. Investir em esportes e projetos sociais vai além de ser apenas uma estratégia para melhorar a qualidade de vida da população local: é também um caminho para fortalecer a sustentabilidade na região.
Analogamente, o governo brasileiro, juntamente ao Sistema das Nações Unidas no Brasil e o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, firmaram parceria em 2023 para acelerar o desenvolvimento sustentável da Amazônia brasileira integrada e cooperativamente. Esse acordo leva em consideração as oportunidades e desafios da região, e a aliança propõe uma abordagem territorial para impulsionar o desenvolvimento humano e econômico em harmonia com os ecossistemas naturais, por meio do Fundo Brasil-ONU para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia.
A Rede CT contribui para um futuro no qual o esporte, a educação e a preservação ambiental caminham lado a lado.
Fontes:
https://redeigapo.com.br/
https://cop30.br/pt-br/noticias-da-cop30-amazonia/boletim-cop30/boletim-cop30-14-brasil-faz-chamado-global-contra-a-mudanca-do-clima-1
https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticias/2025/janeiro/com-proximidade-da-cop30-governo-federal-reforca-investimentos-e-numeros-do-turismo-em-belem-disparam
https://brasil.un.org/pt-br/275891-fundo-brasil-onu-para-amaz%C3%B4nia
Comentários