Além de uma capacitação estruturada, a Rede CT oferece também aos participantes selecionados uma mentoria especializada voltada à elaboração de projetos para a Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Ao longo do ano, serão selecionadas 120 organizações dentre as 300 participantes do primeiro ciclo da jornada.
Confira a lista da primeira onda de OSCs selecionadas:
A seleção para a mentoria é feita com base em um processo seletivo rigoroso, que avalia critérios como:
Adequação documental;
Impacto social e exemplaridade da atuação;
Capacidade estrutural e institucional;
Representatividade territorial, sociocultural e esportiva;
Participação ativa no Ciclo 1 do programa.
As OSCs selecionadas contam com o suporte de equipes especializadas em todas as etapas: da elaboração à submissão e aprovação dos projetos no mecanismo federal. Serão duas mentorias: uma com foco na elaboração e outra específica para a captação de recursos, incluindo a criação de uma apresentação comercial do projeto, treinamento em estratégias de captação e mapeamento de possíveis patrocinadores.
Essas mentorias fazem parte dos ciclos 2 e 3 do programa.
Na mentoria de elaboração de projetos, as organizações contam com o suporte de uma equipe especializada para aplicar os conhecimentos adquiridos no curso. Mais adiante, as OSCs estão capacitadas para enviar seus projetos para submissão na Lei de Incentivo ao Esporte (LIE). No contexto da Rede CT - Capacitação e Transformação, essa mentoria apoia organizações e profissionais na estruturação de iniciativas, garantindo que estejam bem fundamentadas, organizadas e alinhadas às melhores práticas para captação de recursos e execução bem-sucedida. As OSCs que finalizam essa etapa com sucesso seguem automaticamente para o Ciclo 3, a mentoria de captação.
A mentoria de captação é um processo personalizado de orientação para ajudar organizações sociais a aprimorarem suas estratégias de captação de recursos. No contexto da Rede CT - Capacitação e Transformação, ela oferece suporte especializado para que projetos esportivos e sociais possam acessar fontes de financiamento, fortalecer sua sustentabilidade e expandir seu impacto.
Aprovando esses projetos, aumentamos em mais de 22% o número de projetos das regiões foco aptos para captar. E este número pode ser ainda mais significativo, já que muitos dos projetos aprovados são executados nestas regiões por proponentes do Sul e Sudeste.
Toda a jornada de aprendizagem do CT é gratuita, e exige das organizações participantes disponibilidade de tempo e comprometimento seja com as aulas ou com as demandas necessárias durante o processo de mentoria.
Comentários