Formada por atletas da própria comunidade, a AERA (Associação de Esportes Radicais de Aquiraz) surgiu em 2007 com uma missão evidente: promover o bem-estar, a inclusão social e o desenvolvimento humano por meio dos esportes radicais. Desde então, dedica-se a transformar vidas, proporcionando oportunidades para crianças, adolescentes e idosos na cidade de Aquiraz, no Ceará, estado da região Nordeste do Brasil.
Desde sua fundação, a AERA se destaca pelo engajamento de atletas profissionais locais que compartilham seus conhecimentos com novos praticantes, contribuindo para o fortalecimento do esporte em nível estadual e nacional. Hoje, é responsável e parceira em importantes competições, como a Regata KitesurfSurf (que chega à sua 14ª edição), o AERA KitesurfTrip, o Demoday AERA, além de etapas do Campeonato Brasileiro e Capixaba de Bodyboard.
Em 2024, a organização participou do ciclo de capacitação e mentoria da Rede CT, pelo qual recebeu apoio técnico para aprimorar seus projetos, submeter propostas à Lei Federal de Incentivo ao Esporte e estruturar estratégias de captação de recursos. Essa mentoria contribuiu para o fortalecimento institucional da AERA e para o ampliamento de seu impacto social.
Um dos principais projetos da associação, o Surfando nas Ondas da Cidadania, é voltado para crianças e adolescentes, oferecendo atividades como surf, bodyboard, kitesurf surf, jiu-jitsu, capoeira, Muay Thai e sandboard. Indo além, a atuação vai adiante ao esporte: a AERA também promove inclusão digital, oficinas de habilidades socioemocionais, educação financeira, mentorias e reforço escolar - sempre unindo práticas esportivas a ações educativas e sustentáveis.
A história da Associação de Esportes Radicais de Aquiraz é exemplo de como o esporte pode ser ferramenta de transformação social, especialmente quando nasce do protagonismo da própria comunidade. É para multiplicar casos como esse e outros, que o CT - Capacitação e Transformação foi criado e atua.
Comentários