Como criar uma rede de fortalecimento regional e transformar realidades?
Foi a partir desta questão norteadora que a rede CT realizou três encontros nas regiões foco do projeto (16/11, 23/11 e 05/12), estabelecendo como locais as cidades de João Pessoa, Manaus e Brasília. Tais encontros proporcionaram palestras, painéis e debates com temas potentes e sensíveis às organizações da sociedade civil. Como divulgado, os eventos reuniram grandes agentes do esporte e do terceiro setor à frente de organizações que impactam muitas vidas, trazendo nomes como Raí, Janeth Arcain, Graciela Yaci Santos e muitos outros. “A criança precisa de um ídolo”, lembrou Kaio Márcio, Secretário de Esportes de João Pessoa, em uma entrevista durante o fórum. Como ele, agentes do poder público também estiveram presentes nos eventos, como Fabiana Cunha (FAS)., Fábio Araújo (Secretário Nacional do Paradesporto) e Isania Sanchez (DPPIE).
Sobre o propósito dos encontros, Saimon Avelino (Coordenador de Tecnologia da CT) falou sobre como este primeiro fórum é um espaço onde os participantes podem compartilhar ideias e dialogar sobre os pontos que mais impactam ou dificultam o trabalho das organizações. Gigi Favacho (Gerente de projetos da CT) reitera esse pensamento: “A gente dialoga com as organizações, mas ampliamos para os agentes que estão nelas, para outros projetos e instituições, bem como o poder público, e assim vamos fortalecendo essa transformação lá na base, lá na ponta, lá nas comunidades”.
Alceu Neto, fundador do instituto FdR, um dos realizadores da rede CT, comentou como é possível levar projetos e organizações para outros espaços, comunidades e cidades. Adriana Mitre, especialista em investimento social, reforça que é preciso mobilizar para conseguir ouvir as pessoas e o que elas precisam.
“A igualdade começa quando você proporciona o acesso ao esporte para todos”, disse Verônica Paiva, Presidente da CUFA SE. Não poderia haver uma síntese melhor sobre a essência não só dos fóruns promovidos pela CT, mas da trajetória de todos os envolvidos.
Confira as imagens do I Fórum CT Norte, Nordeste e Centro-Oeste!
Comentários