A ABPDF - Associação de Bocha Paralímpica do Distrito Federal - é uma organização paradesportiva que trabalha com as modalidades de Bocha Paralímpica e Futebol de 7 para PC (paralisia cerebral). Sua presidente, Letícia de Fátima Silveira, estará presente no I Fórum CT Brasília para compartilhar suas experiências com o público.
Este tipo de bocha é praticado por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas. De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro, a bocha paralímpica só apareceu no Brasil na década de 1970. “A competição consiste em lançar as bolas coloridas o mais perto possível de uma bolinha branca. Neste caso, os atletas ficam sentados em cadeiras de rodas e limitados a um espaço demarcado para fazer os arremessos. É permitido usar as mãos, os pés e instrumentos de auxílio (calhas), e contar com ajudantes (calheiros), no caso dos atletas com maior comprometimento dos membros”.
O Brasil tem longa estrada no esporte, tendo já subido 11 vezes ao pódio, e é a quarta modalidade em números de pódios para o país na história dos Jogos Paralímpicos (gov.br).
Para saber mais sobre a programação completa e garantir sua inscrição no I Fórum CT, acesse:aqui
Comentários