Há muitos caminhos por onde o esporte pode contribuir para o desenvolvimento humano. O desenvolvimento pode ser físico, emocional, social… O esporte também proporciona situações que acabam servindo como metáforas para a vida de todos nós. “Vencer na quadra”, afinal, exige habilidades que utilizamos em outras áreas, como o mercado de trabalho e a socialização.
Um painel fascinante com a presença de representantes de organizações que utilizam o esporte como meio para a evolução.
Fábio Araújo, secretário nacional do Paradesporto. Formado em Direito pela Universidade Católica de Salvador, é mestre em Gestão Esportiva pela Columbia University (EUA) e mestre em Direito Internacional pela Columbia University (EUA)/Instituto Superior de Derecho y Economía – ISDE (Espanha). Especialista em políticas públicas para a promoção e desenvolvimento do esporte, possui vasta experiência na área de relações institucionais e governamentais, com comprovado domínio em gerenciamento de crises, além de histórico de décadas de participação voluntária em organismo não governamental com atuação na área de educação para a paz entre os povos. Servidor de carreira do quadro do Ministério das Relações Exteriores, serviu como vice-cônsul do Brasil em Nova Delhi (Índia), Sidney (Austrália), Nova York (EUA) e Santa Cruz de la Sierra (Bolívia).
Flávio Almeida, do Instituto Farol na Quebrada. Fundado em 2023, o Instituto Farol Na Quebrada promove transformações significativas em três cenários distintos: o próprio espaço físico, escolas públicas e parcerias com lideranças comunitárias em áreas vulneráveis. Suas ações abrangem diversas áreas, incluindo Esportes (Boxe, Muay Thai, Krav Maga e Futebol), Educação (Alfabetização, trilhas de conhecimento, reforço escolar, clube de leitura e inglês) e Qualificação Profissional (Cuidados de Idosos, Programação Avançada, e Academia do Emprego).
Daiany França Saldanha, fundadora do Projeto Líderes Esportivos e mentora da Rede CT. Daiany França Saldanha - cearense, empreendedora social, mestra e doutoranda em Mudança Social e Participação Política pela EACH/USP. Com experiência em desenvolvimento institucional para Organizações da Sociedade Civil, atua como pesquisadora, consultora, mentora e conselheira de ONGs.