Painel

Painel: O que o esporte
tem a ver com o Desenvolvimento Social?

Projetos esportivos em comunidades carentes oferecem não só desenvolvimento pessoal, mas também oportunidades para que jovens talentos alcancem o sucesso esportivo. Uma conversa essencial sobre como as ações sociais e a educação, quando aliadas ao esporte, podem levar ao alto rendimento.

Kaio Marcio (PB) é secretário de esportes de João Pessoa e nadador brasileiro, especialista no nado borboleta. Foi recordista mundial nas provas de 50m e 200m borboleta em piscina curta, campeão mundial dos 100 m borboleta em piscina curta, e nos 200 m borboleta em piscina longa, finalista olímpico em Pequim 2008 e quarto lugar no Mundial de 2009.

Renato Paes (BA) é psicólogo com Mestrado em Saúde Coletiva. Fundador do Instituto Fazer Acontecer (IFA) e atual Diretor Executivo da organização que atualmente atende 4500 adolescentes na Bahia, Sergipe, Paraíba e Pernambuco. Responsável pela construção de parcerias e captação de recursos do IFA tendo entre os parceiros/ patrocinadores organizações internacionais públicas como UNICEF, GIZ, Ministério das relações exteriores da Alemanha e Fundação Interamericana. Fundações internacionais privadas como FIFA Foundation, UEFA Foundation, Premier League,The Global Fund for Children e Empower.

Ana Beatriz Falcão (PE) Com apenas 12 anos, a estudante do 7º do Ensino fundamental II é Ativista Social Mirim da Praça do Cristo, coletivo de voluntariado criado por seu pai, Reginaldo Falcão. Campeã pernambucana de taekwondo nos jogos escolares, campeã brasileira na série bronze do campeonato brasileiro de jogos escolares, capoeirista e jiujiteira.

Reginaldo Falcão (PE) psicólogo, 47 anos, sobrevivente da Tragédia Climática de 2022 em Pernambuco, fundou e coordena o Centro Solidário Praça do Cristo, coletivo de voluntariado cuja missão é articular práticas solidárias e dar assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Seguidor da filha no taekwondo e na capoeira.