Painel:

Painel: Esportes E Sustentabilidade - Rumo À Cop 30

Prevista para ocorrer em novembro de 2025, na cidade de Belém, no Pará , a COP 30 é a trigésima Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas. Um tema urgente e necessário trazido para este painel da CT pelo viés de pessoas ligadas ao esporte e ao meio-ambiente.

Fabiana Cunha é uma profissional atuante na área de sustentabilidade e desenvolvimento socioambiental, com uma sólida trajetória na promoção de práticas que aliam conservação ambiental e o bem-estar das comunidades locais. Ela é uma das líderes da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), uma organização sem fins lucrativos que atua na Amazônia Brasileira com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável, especialmente em áreas de difícil acesso e vulnerabilidade.

E gerente do Programa de Educação para a Sustentabilidade, com ampla experiência em projetos de impacto social nas comunidades ribeirinhas. Ao longo de sua trajetória, tem se dedicado a promover ações educativas que fomentam a conscientização ambiental e o desenvolvimento sustentável. Uma das principais iniciativas sob sua liderança é a realização das Olimpíadas da Floresta, evento que mobiliza as comunidades locais e juventudes em torno do esporte, promovendo a valorização da autoestima, o empoderamento e a sustentabilidade."

Graziela Yaci,indígena Karapanã, se tornou a primeira atleta indígena a integrar a seleção brasileira na categoria Tiro com Arco. Graziela disputa o esporte profissionalmente desde 2013 e é beneficiada pelo "Projeto de Arquearia Indígena", idealizado e coordenado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em parceria com a Federação Amazonense de Tiro com Arco (Fatarco).

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda. A FAS tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia. Com 16 anos de atuação, a instituição tem números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 39% no desmatamento em áreas atendidas.

James Araújo é um nome de destaque no mundo do ultramaratona e trail running no Brasil. Atleta e entusiasta das corridas de longa distância, ele se tornou conhecido por sua habilidade excepcional nas competições de ultratrail, onde enfrenta os desafios de terrenos acidentados e distâncias extremas. James tem um profundo compromisso com o esporte e com a promoção do trail running, buscando sempre aprimorar seu desempenho e incentivar novos corredores a se desafiarem em provas de resistência.Além de ser um atleta de alto nível, James Araujo é um dos fundadores da Ultra Trail, uma organização dedicada a promover eventos de trail running no Brasil, com foco na realização de competições de alto padrão, segurança e sustentabilidade. A Ultra Trail é uma das maiores e mais respeitadas plataformas para atletas de ultramaratonas no país, e James tem sido uma figura central na expansão e consolidação da modalidade. Seu trabalho inclui não apenas a organização de eventos, mas também o incentivo à prática esportiva e ao contato direto com a natureza, algo fundamental para os corredores de trail running.