Painel:

Painel: Ação Comunitária E Impacto Social

O painel irá abordar a importância da ação comunitária e do impacto social das atividades esportivas, destacando como o esporte pode promover inclusão, fortalecer laços sociais e contribuir para a redução das desigualdades. Será discutido como iniciativas esportivas em comunidades podem gerar benefícios além do desempenho atlético, como o desenvolvimento de valores como cooperação e respeito, e ajudar na prevenção da violência e na melhoria da qualidade de vida.

Dilson Rodrigues Belforté um profissional com ampla experiência nas áreas de gestão, sustentabilidade e desenvolvimento socioambiental. Com um olhar focado em soluções inovadoras para questões ambientais e sociais, Belfort tem se destacado como líder em projetos que buscam conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente e o bem-estar das comunidades.Ao longo de sua carreira, Dilson tem atuado em organizações não governamentais, iniciativas empresariais e projetos de impacto social, sempre com o objetivo de promover a sustentabilidade em diversas frentes, como a gestão de recursos naturais, o fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis e a implementação de práticas de responsabilidade social e ambiental.

Jander Manauara:Rapper, Ativista Climático e Articulador cultural. Amazonense e natural de Manaus, acadêmico de Produção e Gestão Cultural e estudante de Direção de Fotografia na Academia Internacional de Cinema. Atua há 20 anos no cenário Hip Hop Nortista, idealizador do Coletivo de Hip Hop – Origenas, Diretor Cultural da Associação Intercultural de Hip Hop Urbanos da Amazônia – AIHHUAM

Luís Barbosa é ribeirinho do Arquipélago do Marajó, graduado em História e atualmente cursando pós-graduação em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Pará. Idealizador do canal Marajoando Cultural, atua como produtor cultural e é coordenador de articulação e redes no Observatório do Marajó.

O Observatório do Marajó: é uma iniciativa que visa promover o monitoramento e a gestão sustentável do território da Ilha de Marajó, localizada no estado do Pará, na região norte do Brasil. A ilha, que é a maior do país em termos de área, é uma região de grande relevância ambiental e cultural, com ecossistemas diversos, como áreas de várzea, manguezais, florestas, e uma rica biodiversidade, além de ser habitada por diversas comunidades tradicionais. Tem como objetivo principal a pesquisa, o monitoramento e a análise de dados socioambientais da região, com foco na conservação ambiental e no desenvolvimento sustentável. Ele reúne informações sobre diversos aspectos, como as condições ecológicas da ilha, a dinâmica das águas, o uso do solo, a biodiversidade e os impactos das atividades humanas, como a agricultura, pesca e urbanização.