FAQ CT

FAQ - Seleção CT

  • 1. O que é o CT?
    O CT - Capacitação e Transformação é uma rede dedicada à capacitação de organizações da sociedade civil das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste que atuam no campo esportivo, visando o aproveitamento das leis de incentivo. Oferecemos um curso gratuito, além da perspectiva de participar de programas de mentoria. Nosso compromisso é com a promoção da saúde coletiva,o fortalecimento da cidadania e sobretudo a transformação social por meio do esporte. Buscamos democratizar o acesso ao conhecimento e à Lei de Incentivo ao Esporte, contribuindo para descentralizar dos investimentos nas regiões de menos acesso a estes recursos.
  • 2. Quem são os idealizadores do projeto Capacitação e Transformação?
    A Rede CT surge com a união do Instituto Futebol de Rua e da rede IGAPÓ, com o patrocínio master do Banco Itaú e patrocínio B3.
  • 3. O que é a Lei Federal de Incentivo ao Esporte?
    A Lei de Incentivo ao Esporte – Lei 11.438/2006 é uma política pública criada pelo Governo Federal com o objetivo de estimular, fomentar, e profissionalizar a prática esportiva. A Lei permite que empresas e pessoas físicas invistam parte do que pagariam de Imposto de Renda em projetos esportivos. Os projetos esportivos incentivados podem ter finalidades diversas, como o fomento ao lazer, à saúde, à formação cidadã, à participação e inclusão, a atletas e a potenciais atletas.
  • 4. Quem pode participar do CT?
    Podem concorrer à seleção organizações da sociedade civil (pessoas jurídicas sem fins lucrativos) que:
    • Tenham sede nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte do Brasil;
    • Disponibilizem uma ou duas pessoas, vinculadas formal ou informalmente, à organização, para participarem do programa de formação.
  • 5. O projeto é apenas para organizações sem fins lucrativos?
    Sim, apenas para organizações formalizadas e sem fins lucrativos.
  • 6. Caso a organização complete 1 ano durante a formação poderá participar das mentorias?
    Sim. Mas é preciso que a organização complete 1 ano em tempo hábil ao calendário do Ministério do Esporte para submissão de proposta de projeto, que tem data variável, portanto, convencionamos até o dia 30 de agosto de 2025.
  • 7. As pessoas indicadas para fazerem a formação representando a OSC precisam ser da direção, ou funcionária contratada ou citada no estatuto?
    Não. As organizações podem indicar qualquer pessoa para representá-la, mas indicamos que sejam pessoas em atividade na organização e que participem ativamente de suas decisões.
  • 8. A seleção é para Organizações da Sociedade Civil de todo o Brasil?
    Não. A seleção é voltada apenas para organizações das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Fazem parte dessas regiões as seguintes unidades federativas:
    • Centro-Oeste: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal;
    • Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe;
    • Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
  • 9. Organizações que já participaram em 2024, mas não foram selecionadas para a mentoria, podem se inscrever novamente?
    Sim, podem. Mas vale lembrar que a participação no 1º ciclo formativo não garante a seção para os ciclos de mentoria e que a seleção, entre outros critérios, é também avaliada de acordo com a participação, frequência e desenvolvimento nas aulas. E a equipe de avaliação também levará em consideração o desempenho das pessoas cursistas no ano anterior.
  • 10. É preciso ter CNAEs de esportes e/ou finalidade esportiva descrita no estatuto para se inscrever?
    Para se inscrever e participar da formação da rede CT não é obrigatório. No entanto, para submeter um projeto à Lei de incentivo é obrigatório que a instituição tenha finalidade esportiva expressa em estatuto. Portanto, a seleção priorizará organizações que já estejam aptas à submissão de projeto ou que estejam em vias de alterar seu estatuto. Caso sua instituição cogite essa alteração estatutária, sinalize no seu texto de inscrição.
  • 11. Quais as etapas do CT?
    Após a inscrição e seleção das organizações, o programa contará com 3 ciclos, sendo 2 (dois) meses de capacitação, com participação de 300 organizações, e 2 (dois) meses de mentorias, com participação de 120 organizações.
    • 1º ciclo: Capacitação, com duração total de 28 horas, contemplando 7 (sete) módulos: “Introdução ao Mecanismo Federal de Incentivo ao Esporte”, “Elaboração de Projetos”, “Execução do Projeto”, “Captação de Recursos”, “Prestação de Contas”, “Gestão Financeira” e “Comunicação Institucional”;
    • 2º ciclo: Mentoria de elaboração para elaboração de projetos para a Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Destinada para 120 organizações, que serão selecionadas a partir de critérios como participação e cumprimento aos requisitos exigidos pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte;
    • 3º ciclo Mentoria de captação, destinado às organizações que concluírem o 2º ciclo formativo. Após elaborado e submetido o projeto na LIE, as organizações se preparam para criarem seu plano de captação de recursos, mapear os parceiros e possíveis patrocinadores e se prepararem para seu projeto comercial.
  • 12. Quais os temas abordados na capacitação?
    A capacitação conta com os módulos “Introdução ao Mecanismo Federal de Incentivo ao Esporte”, “Elaboração de Projetos”, “Execução do Projeto”, “Captação de Recursos”, “Prestação de Contas”, "Gestão Financeira" e "Comunicação Institucional".
    Os módulos compreendem noções gerais de todas as etapas que envolvem um projeto, desde o conhecimento da Lei de Incentivo ao Esporte até o momento de prestar contas.
  • 13. Quanto tempo dura o projeto?
    O projeto tem duração de 10 meses (março a dezembro). Durante esse período, são realizadas as aplicações dos cursos online, mentoria das organizações selecionadas, capacitação continuada por meio de cursos de curta duração e eventos presenciais em cada uma das regiões contempladas pelo CT.
  • 14. Como funcionarão as mentorias?
    As 120 organizações selecionadas para participar dos ciclos de mentoria contarão com equipes especializadas para dar suporte na na elaboração, submissão e aprovação de seus projetos no mecanismo federal de incentivo ao esporte. Também haverá mentoria focada na captação de recursos, com a elaboração de apresentação comercial do projeto, treinamento para as estratégias de captação e mapeamento de possíveis patrocinadores.
  • 15. Há algum custo para inscrever a organização ou participar das capacitações e mentorias?
    Não, o curso é oferecido gratuitamente. Mas como se trata de uma oportunidade de alavancar seus projetos e sua instituição, é preciso disponibilidade de tempo e comprometimento com as aulas e o processo.
  • 16. Quais os documentos necessários para a inscrição da organização?
    Para se inscrever na seleção, a organização deverá anexar cópia, no formato PDF, dos seguintes documentos:
    • CNPJ;
    • Estatuto Social (documento que estabelece e regulamenta os direitos e deveres de uma sociedade e de seus sócios. É preciso que o documento esteja atualizado e vigente);
    • Ata de Eleição da diretoria da organização;
    • RG e CPF da(s) pessoa(s) que irá(ão) participar do programa de formação.
    O envio do Relatório de Atividades com a comprovação de realização de projetos, atividades e/ou ações será opcional para a inscrição na seleção.
  • 17. Como será a análise das inscrições e divulgação dos participantes?
    A análise dos inscritos será realizada em 2 (duas) etapas:
    Primeira etapa - análise eliminatória: será analisado o cumprimento dos requisitos obrigatórios para participação na seleção;
    Segunda etapa - análise classificatória: as inscrições serão avaliadas tecnicamente considerando a capacidade do proponente, seu potencial para aprovar projetos na Lei Federal do Esporte, exemplaridade, seu potencial de impacto social e de sustentabilidade organizacional.
  • 18. Quantas organizações serão selecionadas?
    Ao todo, serão selecionadas as 300 organizações melhor classificadas, observada a distribuição geográfica das organizações, sendo 100 vagas por região contemplada (Centro Oeste, Nordeste e Norte). Essas 300 organizações irão participar da primeira etapa de formação do programa. Dessas, 120 irão participar da segunda etapa de mentorias.
  • 19. Quando e onde será divulgado o resultado?
    O resultado da seleção será divulgado no dia 14 de abril de 2025 pelo site: capacitacaoetransformacao.org
  • 20. Quando as formações do CT iniciarão?
    As organizações selecionadas serão divididas em dois grupos de entrada, sendo assim distribuídos:
    • Inicio do grupo 01 22 de abril de 2025
    • Inicio do grupo 02 05 de maio de 2025
  • 21. Qual será o formato das formações e mentorias do CT?
    Todo o programa será realizado online. Algumas atividades e aulas serão gravadas e disponibilizadas e outras serão realizadas ao vivo, em horário previamente divulgado.